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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/12.20.17.15
%2 sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/12.20.17.15.08
%T Projeto e desenvolvimentos de um banco de dados de amostras para uso em projetos de mapeamento de uso e cobertura da terra
%D 2016
%A Melo, Luan Gaspar Pinto de,
%A Vinhas, Lúbia,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress luan.melo@inpe.br
%@electronicmailaddress lubia.vinhas@inpe.br
%B Workshop de Computação Aplicada, 16 (WORCAP)
%C São José dos Campos, SP
%8 25-26 out.
%X Para o monitoramento de uso e cobertura da Terra ou de mudanças de uso e cobertura são produzidos mapas que servem para diferentes aplicações. Os mapas são produzidos utilizando diferentes tipos de estratégias que variam de acordo com a natureza da classificação, a complexidade e a escala da área de estudo. Mapas de uso e cobertura da Terra são mapas temáticos que possuem uma legenda associada descrevendo as possíveis categorias que um pixel pode assumir. Não há um sistema padrão de classificação internacionalmente aceito e adotado pelas diferentes organizações e pesquisadores, mas toda vez que um mapa temático é criado, uma legenda foi adotada. Existem diversas metodologias para geração de mapas de uso e cobertura da Terra, e tradicionalmente os métodos de classificação são divididos em dois grupos: supervisionados e não-supervisionados. Métodos supervisionados baseiam-se na similaridade entre as amostras que representam cada classe e os pixels da imagem para rotulá-los de acordo com as classes conhecidas. Portanto, a utilização de uma amostra mais representativa de cada classe de interesse é fundamental para uma boa acurácia da classificação. Dessa forma, o objetivo deste artigo é estudar e projetar um banco de dados de amostras de uso e cobertura da Terra. É verificado se o uso de bancos de dados orientados a grafo para o armazenamento de amostras pode se tornar mais eficiente em aplicações de classificação.
%@language pt
%3 melo_projeto.pdf


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