Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3MTN32S
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2016/12.05.19.16   (acesso restrito)
Última Atualização2016:12.08.15.05.08 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2016/12.05.19.16.15
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.23.26.15 (UTC) administrator
DOI10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63
ISSN2447-3944
Rótulolattes: 7843188372147885 3 EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe
Chave de CitaçãoEstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe
TítuloReestruturação da disciplina introdução à engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem
Ano2016
Mêsjan./mar.
Data de Acesso19 abr. 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho815 KiB
2. Contextualização
Autor1 Esteves, Marco Anibal Simon
2 Muniz Junior, Jorge
3 Batista, Julio Cesar
4 Stoffel, W. P.
Identificador de Curriculo1
2
3 8JMKD3MGP5W/3C9JHKA
Grupo1
2
3 LCP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)
2 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
4 Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)
Endereço de e-Mail do Autor1 esteves@aedb.br
2 muniz@feg.unesp.br
3 julio@lcp.inpe.br
4 wagner@aedb.br
RevistaRevista Brasileira de Ensino Superior
Volume2
Número1
Páginas52-63
Histórico (UTC)2016-12-08 15:05:09 :: lattes -> administrator :: 2016
2018-06-04 23:26:15 :: administrator -> simone :: 2016
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chaveaprendizagem ativa
educação
ensino de engenharia
ResumoO objetivo deste artigo é propor a reestruturação da disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada no ciclo básico da Faculdade de Engenharia de Resende, à luz das reflexões que acompanham a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. O resultado concreto deste trabalho é o estabelecimento de um novo programa com objetivos gerais e específicos mais sintonizados aos requisitos e necessidades da formação do profissional para o mercado. A introdução de atividades em que o aluno se torna agente ativo, e não passivo, representa um esforço com vistas à sua participação mais efetiva no processo de ensino aprendizagem e reconfigura a estrutura didático-pedagógica da disciplina, representando um desafio significativo para os cursos de Engenharia. Espera-se, ainda, como reflexo desta reestruturação, que se promova a sinergia interdisciplinar dos conteúdos programáticos e a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e dos conteúdos da disciplina e que os graves problemas das altas taxas de evasão escolar sejam minimizados. Além disso, pretende-se contribuir para que o estudante de Engenharia, pelo uso das novas metodologias, motive-se com a carreira de engenheiros tenha uma visão global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua habilitação profissional.
ÁreaCOMB
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABCP > Reestruturação da disciplina...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvoesteves_reestruturacao.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET38CH
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
NotasSetores de Atividade: Educação.
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar