Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD2USNNW/4CNAJRG
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2025/01.08.19.17.11   (acesso restrito)
Última Atualização2025:01.09.17.33.11 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2025/01.08.19.17.12
Última Atualização dos Metadados2025:01.11.18.26.20 (UTC) administrator
DOI10.55905/revconv.17n.10-123
ISSN1988-7833
Rótulolattes: 8372790425351428 1 FabbroMVVZMVCSL:2024:AbDiEs
Chave de CitaçãoFabbroMVVZMVCSL:2024:AbDiEs
TítuloAbraçando à diversidade estudantil, relações de gênero e diversidade sexual na educação
Ano2024
Data de Acesso01 jun. 2025
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PI
Número de Arquivos1
Tamanho1125 KiB
2. Contextualização
Autor 1 Fabbro, Maria Tereza
 2 Murase, Mariane Satomi Weber
 3 Velloso, Livia Roberta da Silva
 4 Valeriano, Diana Damasceno Barreto
 5 Zapparoli, Kelem Fabiana Gubolin
 6 Mansueli, Caio Almeida
 7 Vieira, Kathleen Oliveira
 8 Cunha, Yasmim Vitória da
 9 Silva, Daniel Henrique Espíndula da
10 Lourenço, Julia de Sousa
ORCID 1 0000-0002-1261-5817
 2 0000-0003-7936-8106
Grupo 1 CMS-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
 2 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
 3 Universidade São Judas Tadeu
 4 Universidade de São Paulo (USP)
 5 Universidade Federal Fluminense (UFF)
 6 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
 7 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
 8 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
 9 Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
10 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Endereço de e-Mail do Autor 1 mtfabbro@ifsp.edu.br
 2 mariane.murase@ifsp.edu.br
 3 livia_Velloso@hotmail.com
 4 mariane.murase@ifsp.edu.br
 5 kelem.fabiana@ifsp.edu.br
 6 cmansueli@gmail.com
 7 acontadakathleen@gmail.com
 8 meyyassz@gmail.com
 9 espinduladaniel661@gmail.com
10 juliadeslourenco@gmail.com
RevistaContribuciones a Las Ciencias Sociales
Volume17
Número10
Páginase11441-25
Histórico (UTC)2025-01-08 19:17:12 :: lattes -> administrator ::
2025-01-09 07:22:50 :: administrator -> lattes :: 2024
2025-01-09 17:33:14 :: lattes -> administrator :: 2024
2025-01-11 18:26:20 :: administrator -> lattes :: 2024
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chavediversidade na escola
gênero e sexualidade
combate ao preconceito
respeito
diversity at school
gender and sexuality
combating prejudice
respect
diversidad en la escuela
género y sexualidad
lucha contra los prejuicios

respeto
ResumoA mobilização crescente de diferentes setores sociais em prol do reconhecimento das diferenças tem evidenciado a importância estratégica da educação para a diversidade. A educação é considerada um pilar fundamental para assegurar a inclusão, promover a igualdade de oportunidades e combater todas as formas de preconceito, discriminação e violência, especialmente em relação às questões de género e sexualidade. Nesse contexto, foi criado o coletivo GADE Grupo de Apoio à Diversidade Estudantil, com o objetivo de implementar ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, assegurando os direitos humanos. Para isso, o coletivo organiza rodas de conversa, debates, palestras, distribui cartazes informativos no ambiente escolar, realiza questionários com a comunidade escolar e divulga postagens informativas nas redes sociais. Valendo-se de metodologias de pesquisa qualitativa e participativa, como a pesquisa-ação, o grupo visa promover um ambiente escolar saudável, onde se valorize a qualidade de vida e a dignidade das pessoas LGBTQIAPN+. O GADE também busca oferecer apoio, acolhimento, proteção e informações para combater o preconceito e o desrespeito em toda a comunidade escolar. ABSTRACT: The growing mobilization of different social sectors in favour of recognizing differences has highlighted the strategic importance of education for diversity. Education is considered a fundamental pillar for ensuring inclusion, promoting equal opportunities and combating all forms of prejudice, discrimination and violence, especially in relation to gender and sexuality issues. In this context, the collective GADE - Student Diversity Support Group was created with the aim of implementing actions that contribute to building a fairer and more equitable society, ensuring human rights. To this end, the group organizes conversation circles, debates, lectures, distributes information posters in the school environment, conducts questionnaires with the school community and posts information on social networks. Using qualitative and participatory research methodologies, such as action research, the group aims to promote a healthy school environment, where the quality of life and dignity of LGBTQIAPN+ people is valued. GADE also seeks to offer support, welcome, protection and information to combat prejudice and disrespect throughout the school community. RESUMEN: La creciente movilización de diferentes sectores sociales a favor del reconocimiento de las diferencias ha puesto de manifiesto la importancia estratégica de la educación para la diversidad. La educación se considera un pilar fundamental para garantizar la inclusión, promover la igualdad de oportunidades y combatir todas las formas de prejuicio, discriminación y violencia, especialmente en relación con las cuestiones de género y sexualidad. En este contexto, el colectivo GADE - Grupo de Apoyo a la Diversidad Estudiantil - fue creado con el objetivo de implementar acciones que contribuyan a la construcción de una sociedad más justa y equitativa, garantizando los derechos humanos. Para ello, el grupo organiza grupos de discusión, debates, conferencias, distribuye carteles informativos en el entorno escolar, realiza cuestionarios con la comunidad escolar y publica información en las redes sociales. Utilizando metodologías de investigación cualitativa y participativa, como la investigación-acción, el grupo pretende promover un entorno escolar saludable que valore la calidad de vida y la dignidad de las personas LGBTQIAPN+. El GADE también pretende ofrecer apoyo, acogida, protección e información para combatir los prejuicios y la falta de respeto en toda la comunidad escolar.
ÁreaFISMAT
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMS > Abraçando à diversidade...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCE > Abraçando à diversidade...
Arranjo 3urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGIP > Abraçando à diversidade...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvo123+N10+Contribuciones.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F358GL
8JMKD3MGPCW/46KTFK8
8JMKD3MGPCW/46KUES5
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)lattes
atualizar 


Fechar