1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD2USNNW/4CNAJRG |
Repositório | sid.inpe.br/plutao/2025/01.08.19.17.11 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2025:01.09.17.33.11 (UTC) lattes |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/plutao/2025/01.08.19.17.12 |
Última Atualização dos Metadados | 2025:01.11.18.26.20 (UTC) administrator |
DOI | 10.55905/revconv.17n.10-123 |
ISSN | 1988-7833 |
Rótulo | lattes: 8372790425351428 1 FabbroMVVZMVCSL:2024:AbDiEs |
Chave de Citação | FabbroMVVZMVCSL:2024:AbDiEs |
Título | Abraçando à diversidade estudantil, relações de gênero e diversidade sexual na educação  |
Ano | 2024 |
Data de Acesso | 01 jun. 2025 |
Tipo de Trabalho | journal article |
Tipo Secundário | PRE PI |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1125 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Fabbro, Maria Tereza 2 Murase, Mariane Satomi Weber 3 Velloso, Livia Roberta da Silva 4 Valeriano, Diana Damasceno Barreto 5 Zapparoli, Kelem Fabiana Gubolin 6 Mansueli, Caio Almeida 7 Vieira, Kathleen Oliveira 8 Cunha, Yasmim Vitória da 9 Silva, Daniel Henrique Espíndula da 10 Lourenço, Julia de Sousa |
ORCID | 1 0000-0002-1261-5817 2 0000-0003-7936-8106 |
Grupo | 1 CMS-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) 3 Universidade São Judas Tadeu 4 Universidade de São Paulo (USP) 5 Universidade Federal Fluminense (UFF) 6 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) 7 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) 8 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) 9 Universidade Anhembi Morumbi (UAM) 10 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 mtfabbro@ifsp.edu.br 2 mariane.murase@ifsp.edu.br 3 livia_Velloso@hotmail.com 4 mariane.murase@ifsp.edu.br 5 kelem.fabiana@ifsp.edu.br 6 cmansueli@gmail.com 7 acontadakathleen@gmail.com 8 meyyassz@gmail.com 9 espinduladaniel661@gmail.com 10 juliadeslourenco@gmail.com |
Revista | Contribuciones a Las Ciencias Sociales |
Volume | 17 |
Número | 10 |
Páginas | e11441-25 |
Histórico (UTC) | 2025-01-08 19:17:12 :: lattes -> administrator :: 2025-01-09 07:22:50 :: administrator -> lattes :: 2024 2025-01-09 17:33:14 :: lattes -> administrator :: 2024 2025-01-11 18:26:20 :: administrator -> lattes :: 2024 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | diversidade na escola gênero e sexualidade combate ao preconceito respeito diversity at school gender and sexuality combating prejudice respect diversidad en la escuela género y sexualidad lucha contra los prejuicios
respeto |
Resumo | A mobilização crescente de diferentes setores sociais em prol do reconhecimento das diferenças tem evidenciado a importância estratégica da educação para a diversidade. A educação é considerada um pilar fundamental para assegurar a inclusão, promover a igualdade de oportunidades e combater todas as formas de preconceito, discriminação e violência, especialmente em relação às questões de género e sexualidade. Nesse contexto, foi criado o coletivo GADE Grupo de Apoio à Diversidade Estudantil, com o objetivo de implementar ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, assegurando os direitos humanos. Para isso, o coletivo organiza rodas de conversa, debates, palestras, distribui cartazes informativos no ambiente escolar, realiza questionários com a comunidade escolar e divulga postagens informativas nas redes sociais. Valendo-se de metodologias de pesquisa qualitativa e participativa, como a pesquisa-ação, o grupo visa promover um ambiente escolar saudável, onde se valorize a qualidade de vida e a dignidade das pessoas LGBTQIAPN+. O GADE também busca oferecer apoio, acolhimento, proteção e informações para combater o preconceito e o desrespeito em toda a comunidade escolar. ABSTRACT: The growing mobilization of different social sectors in favour of recognizing differences has highlighted the strategic importance of education for diversity. Education is considered a fundamental pillar for ensuring inclusion, promoting equal opportunities and combating all forms of prejudice, discrimination and violence, especially in relation to gender and sexuality issues. In this context, the collective GADE - Student Diversity Support Group was created with the aim of implementing actions that contribute to building a fairer and more equitable society, ensuring human rights. To this end, the group organizes conversation circles, debates, lectures, distributes information posters in the school environment, conducts questionnaires with the school community and posts information on social networks. Using qualitative and participatory research methodologies, such as action research, the group aims to promote a healthy school environment, where the quality of life and dignity of LGBTQIAPN+ people is valued. GADE also seeks to offer support, welcome, protection and information to combat prejudice and disrespect throughout the school community. RESUMEN: La creciente movilización de diferentes sectores sociales a favor del reconocimiento de las diferencias ha puesto de manifiesto la importancia estratégica de la educación para la diversidad. La educación se considera un pilar fundamental para garantizar la inclusión, promover la igualdad de oportunidades y combatir todas las formas de prejuicio, discriminación y violencia, especialmente en relación con las cuestiones de género y sexualidad. En este contexto, el colectivo GADE - Grupo de Apoyo a la Diversidad Estudiantil - fue creado con el objetivo de implementar acciones que contribuyan a la construcción de una sociedad más justa y equitativa, garantizando los derechos humanos. Para ello, el grupo organiza grupos de discusión, debates, conferencias, distribuye carteles informativos en el entorno escolar, realiza cuestionarios con la comunidad escolar y publica información en las redes sociales. Utilizando metodologías de investigación cualitativa y participativa, como la investigación-acción, el grupo pretende promover un entorno escolar saludable que valore la calidad de vida y la dignidad de las personas LGBTQIAPN+. El GADE también pretende ofrecer apoyo, acogida, protección e información para combatir los prejuicios y la falta de respeto en toda la comunidad escolar. |
Área | FISMAT |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMS > Abraçando à diversidade... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCE > Abraçando à diversidade... |
Arranjo 3 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGIP > Abraçando à diversidade... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
|
4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | 123+N10+Contribuciones.pdf |
Grupo de Usuários | lattes |
Grupo de Leitores | administrator lattes |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | deny from all and allow from 150.163 |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F358GL 8JMKD3MGPCW/46KTFK8 8JMKD3MGPCW/46KUES5 |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | alternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | lattes |
atualizar | |
|